Felipe Moura Brasil: Nunes Marques vota certo e Gilmar dá piti

Da Redação

Felipe Moura Brasil: Nunes Marques vota certo e Gilmar dá piti Reprodução TV
Felipe Moura Brasil: Nunes Marques vota certo e Gilmar dá piti
Reprodução TV

Na edição desta terça-feira, do Salve, Salve, BandNews!, Felipe Moura Brasil discorreu sobre o voto do ministro Kássio Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal, que se posicionou contra o habeas corpus da defesa do ex-presidente Lula que pedia a suspeição do ex-juiz Sergio Moro no caso do triplex do Guarujá.

Para o jornalista, o ministrou tomou uma decisão correta e utilizou argumentos coerentes para sustentar que não há base para a suspeição.

Veja e ouça o comentário:

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal, no entanto, declarou o ex-juiz Sergio Moro parcial no julgamento dos processos envolvendo o ex-presidente Lula. Nunes Marques votou com o relator do caso, Edson Fachin, e foi favorável a Moro.

Já a ministra Carmen Lúcia mudou o voto e formou maioria com os ministros Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski. A ministra apontou que o julgamento desta terça-feira não vale para outros processos e destacou que houve espetacularização no julgamento do petista. Com a declaração da parcialidade do julgador, todos os atos dos processos que correram na 13ª Vara Federal de Curitiba estão anulados e o ex-juiz foi declarado parcial.

No começo do mês, o ministro Edson Fachin já tinha declarado nulas as condenações de Lula porque o julgamento não ocorreu no foro adequado. Os processos foram remetidos à Justiça Federal do Distrito Federal.

O julgamento sobre a suspeição de Moro havia começado em 2018, foi interrompido depois de um pedido de vista do ministro Gilmar Mendes e foi retomado neste ano.