Fiocruz alerta para crescimento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave

A maioria dos casos é decorrente da Covid-19

BandNews FM

A Covid-19 é responsável por 96,6% dos casos de SRAG no país. Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado
A Covid-19 é responsável por 96,6% dos casos de SRAG no país.
Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado

A nova edição do Boletim InfoGripe da Fundação Oswaldo Cruz aponta para uma possível retomada do crescimento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave. O levantamento é referente ao período entre 15 e 21 de agosto e foi divulgado nesta quinta-feira (26).

A SRAG envolve diversas doenças respiratórias virais, desde gripe comum, H1N1, pneumonia e o novo coronavírus. Os casos são notificados quando os pacientes procuram atendimento hospitalar. Atualmente, a Covid-19 é responsável por 96,6% dos casos de SRAG no país.

Rio, São Paulo e mais sete estados têm sinal de crescimento na tendência de longo prazo, ou seja, nas últimas seis semanas, sendo que, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Sergipe apresentam sinal forte do crescimento, com taxas acimas de 95%.

Segundo a Fiocruz, 13 estados demonstram estabilidade nos números e apenas quatro estados têm sinal de queda na tendência de longo prazo: Alagoas, Goiás, Mato Grosso e Tocantins. Já entre as capitais, 11 apresentam sinal de aumento, como Porto Alegre, Fortaleza, Rio e São Paulo.

A pesquisa também alerta para a presença de todas as capitais em macrorregiões com alta transmissão do SARS-CoV-2, sendo 7 delas níveis extremamente altos.