BandNews FM

Fiocruz avança no acordo de transferência de tecnologia da vacina da Covid-19 da AstraZeneca

Os insumos para a produção nacional do IFA começam a chegar nesta quarta (02)

Por

AstraZeneca, vacina contra Covid-19
AstraZeneca, vacina contra Covid-19
Foto: Reuters

A Fundação Oswaldo Cruz começa a receber nesta quarta-feira (02) os bancos de células e de vírus para a produção do Ingrediente Farmacêutico Ativo nacional da vacina da AstraZeneca. 

O material, considerado o "coração" da tecnologia, chega no dia seguinte à assinatura do contrato de transferência de tecnologia do imunizante, que já é envasado nos laboratórios do Rio de Janeiro, mas com IFA produzido na China.

A produção do IFA na Fiocruz começa este mês, mas a primeira entrega dos imunizantes produzidos com o insumo está prevista para outubro.

O diretor do Instituto Bio-Manguinhos da Fiocruz, Mauricio Zuma, afirma que a transferência de tecnologia vai garantir a produção de outras vacinas no futuro.

O contrato da Fiocruz e AstraZeneca garante autonomia para que a fundação brasileira produzir, inteiramente no Brasil, a vacina de Oxford contra a Covid-19.

O contrato de transferência tecnológica entre a farmacêutica responsável pelo imunizante e a Fundação foi formalizado em cerimônia que contou com a participação do presidente Jair Bolsonaro e assinado em solenidade no Ministério da Saúde.

De acordo com a pasta, nesta semana (01/06), um total de 2,9 milhões de doses devem ser recebidas pelo país.

Tópicos relacionados