BandNews FM

Fiocruz pesquisa remédio que evitaria propagação do coronavírus

Fundação procura por voluntários para testar o medicamento da MSD, que pediu autorização de uso emergencial nos Estados Unidos

BandNews FM

Fiocruz vai pesquisar os efeitos de um medicamento contra a Covid-19.
Fiocruz vai pesquisar os efeitos de um medicamento contra a Covid-19.
Foto: Divulgação/MSD/Merck

A Fundação Oswaldo Cruz busca voluntários para um estudo com o medicamento Molnupiravir, fabricado pela farmacêutica MSD, também conhecida como Merck. O objetivo é verificar a eficiência do remédio para evitar a propagação e transmissão da Covid-19 entre pessoas expostas ao coronavírus.

Nesta segunda-feira (11), a farmacêutica pediu autorização para uso emergencial do medicamento nos Estados Unidos. A empresa ainda precisa de aprovação da agência reguladora americana, a FDA.

O estudo que será iniciado nos próximos dias no Brasil vai acontecer de forma simultânea em sete centros no Brasil, sendo dois sob responsabilidade da Fiocruz: Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro.

Vão ser avaliadas pessoas que moram com alguém que testou positivo para a Covid-19 nas últimas 72 horas e estão sem apresentar sintomas associados à doença. O tratamento é feito com a ingestão do medicamento ou do placebo, por via oral, duas vezes ao dia, durante cinco dias seguidos. A etapa de Fase 3 vai durar seis meses, prazo em que deve sair o resultado da Fiocruz.

Quem quiser se voluntariar deve ter, no mínimo, 18 anos de idade, não ter tomado a vacina contra Covid-19 ou ter recebido apenas uma dose nos últimos seis dias e não estar hospitalizado. A inscrição deve ser feita pelo site da farmacêutica MSD.

Informações iniciais sobre um outro estudo do laboratório mostrou que o remédio impede a replicação do vírus, com redução de aproximadamente 50% do risco de hospitalização ou morte em pacientes adultos não hospitalizados com Covid-19 leve a moderado.

É com base nestes primeiros resultados que a farmacêutica apresentou o pedido de uso emergencial nos Estados Unidos.