O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, anunciou nesta segunda-feira (20) um investimento de R$ 100 milhões para a segurança pública do Rio Grande do Norte. A declaração ocorreu durante visita ao estado.
Dino chegou ao Rio Grande do Norte neste domingo (19) e concedeu entrevista coletiva ao lado da governadora Fátima Bezerra.
O objetivo da visita é ajudar no combate a uma onda de violência organizada por uma facção criminosa. Flávio Dino acompanha os trabalhos da Força Nacional na região.
Desde a terça-feira (14), o Estado registra 14, ataques em pelo menos 39 cidades. O governo federal já enviou, até o momento, cerca de 700 agentes de segurança pública para fortalecer o efetivo do estado.
O ministro da Justiça e Segurança Pública ainda afirmou que R$ 20 milhões da ajuda liberada serão destinados para comprar e alegar viaturas e armamentos para o Rio Grande do Norte. Além disso, parte do valor será utilizada para construir um novo presídio e também para ampliação de outros presídios estaduais.
Em função da crise de segurança, a embaixada dos Estados Unidos orienta que cidadãos revisem os planos de viagem ao Rio Grande do Norte. Segundo o comunicado, os cidadãos devem monitorar as repercussões após ataques na região. Para quem já estiver no estado ou pretende manter a viagem, as orientações são evitar protestos e multidões, manter os documentos de viagem em fácil acesso, rever os planos de segurança pessoal e acompanhar a mídia local.