O Fortaleza vai disputar pelo sexto ano consecutivo a Série A do Brasileirão. Com a vitória por 2 a 1 sobre o Bragantino, nesta quinta-feira (30), fora de casa, o time cearense chegou aos 48 pontos e afastou qualquer possibilidade de rebaixamento.
Nunca um representante do Nordeste conseguiu esta marca por tantas temporadas seguidas na principal competição nacional, neste modelo de pontos corridos.
A equipe de Juan Pablo Vojvoda ainda findou um incômodo jejum de vitórias que durava nove partidas.
Fazia muitos jogos que não ganhávamos. O contexto é que vamos jogar 78 jogos no ano. Eu gosto do futebol brasileiro, não quero colocar desculpas. Mas foi um ano em que desfrutamos muito e nessas últimas partidas, sofremos. No primeiro momento, tínhamos que passar uma Pré-Libertadores. E se você não passa, fica fora da Sul-Americana. Depois o clube nunca tinha conseguido um penta cearense, e fomos atrás. Depois a Sul-Americana, com logística, esforço, com nossos jogadores deixando tudo em campo, afirmou o técnico argentino.
Sport (entre 2014 e 2018), Bahia (2017 e 2021) e Ceará (2018 e 2022) pararam na barreira dos cinco anos consecutivos na elite do Campeonato Brasileiro, que desde 2006 é ocupada por 20 clubes. .
Vojvoda fechará três temporadas à frente do Fortaleza: em 2023, foram 76 jogos, com 39 vitórias, 15 empates e 22 derrotas.