BandNews FM

Fortes chuvas e ventos deixam paranaenses sem luz e provoca estragos

Chuvas acima da média provocaram mais de 17 mil ocorrências na rede elétrica

BandNews FM

Chuvas acima da média provocaram mais de 17 mil ocorrências na rede elétrica
Chuvas acima da média provocaram mais de 17 mil ocorrências na rede elétrica
Foto: AEN

Mais de 17 mil ocorrências na rede elétrica foram registradas no Paraná desde a última quinta-feira (15) quando fortes temporais começaram a atingir o estado. As regiões do oeste, sudoeste e noroeste paranaense foram as mais atingidas. Mais de 63 mil domicílios ficaram sem luz desde então e os trabalhos continuam. Nesta segunda (18), a chuva continua na região, que sofre com a escassez hídrica.

Na região oeste, perto de Cascavel, foram atendidas quase 6 mil ocorrências. A força-tarefa segue trabalhando na reconstrução das duas redes que levam energia para Jesuítas e Iracema do Oeste, onde mais de 80 postes foram derrubados pela força dos ventos.

Na região noroeste, em Paranavaí, foram atendidos mais de 5,5 mil incidentes e restam pouco mais de 700 para atendimento. Em torno de 12 mil residências encontram-se desligadas, sendo que os municípios mais afetados são Terra Rica, onde continuam os trabalhos de retirada de árvores das redes elétricas; Cafezal e Querência do Norte, locais onde as equipes continuam realizando troca de postes quebrados e retirada de vegetação.

A ocorrência de chuvas na primeira quinzena de outubro já é considerada acima da média histórica no Paraná. Conforme o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a maior parte das cidades já ultrapassou a precipitação acumulada de 300 mm, principalmente na região oeste.

Tópicos relacionados