BandNews FM

Fortes chuvas e ventos deixam paranaenses sem luz e provoca estragos

Chuvas acima da média provocaram mais de 17 mil ocorrências na rede elétrica

BandNews FM 18/10/2021 • 10:38
Chuvas acima da média provocaram mais de 17 mil ocorrências na rede elétrica
Chuvas acima da média provocaram mais de 17 mil ocorrências na rede elétrica
Foto: AEN

Mais de 17 mil ocorrências na rede elétrica foram registradas no Paraná desde a última quinta-feira (15) quando fortes temporais começaram a atingir o estado. As regiões do oeste, sudoeste e noroeste paranaense foram as mais atingidas. Mais de 63 mil domicílios ficaram sem luz desde então e os trabalhos continuam. Nesta segunda (18), a chuva continua na região, que sofre com a escassez hídrica.

Na região oeste, perto de Cascavel, foram atendidas quase 6 mil ocorrências. A força-tarefa segue trabalhando na reconstrução das duas redes que levam energia para Jesuítas e Iracema do Oeste, onde mais de 80 postes foram derrubados pela força dos ventos.

Na região noroeste, em Paranavaí, foram atendidos mais de 5,5 mil incidentes e restam pouco mais de 700 para atendimento. Em torno de 12 mil residências encontram-se desligadas, sendo que os municípios mais afetados são Terra Rica, onde continuam os trabalhos de retirada de árvores das redes elétricas; Cafezal e Querência do Norte, locais onde as equipes continuam realizando troca de postes quebrados e retirada de vegetação.

A ocorrência de chuvas na primeira quinzena de outubro já é considerada acima da média histórica no Paraná. Conforme o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a maior parte das cidades já ultrapassou a precipitação acumulada de 300 mm, principalmente na região oeste.