Uma frente fria chega ao Brasil nesta sexta-feira (22). As regiões Sudeste podem receber chuvas de até 100 milímetros em 24 horas, além de alagamentos e deslizamentos de terra.
Os temporais devem atingir o Vale do Paraíba, o litoral Norte e Sul de São Paulo e a Zona da Mata de Minas Gerais, o Rio de Janeiro e o Sul do Espírito Santo.
As chuvas também são esperadas no Centro-Oeste, especialmente no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul. Já no Sul, em Santa Catarina e no Paraná, terão pancadas de chuvas isoladas, incluindo no litoral.
Na região serrana fluminense, há o risco de a intensidade do temporal ser semelhante a tragédia de 2012, que deixou mais de 900 mortos.
O prefeito do Rio, Eduardo Paes, e o governador do estado, Cláudio Castro, pediram para as pessoas evitarem os deslocamentos no período em que a chuva estiver mais intensa.
Em São Paulo, há possibilidade de enchentes e deslizamentos de terra, mas as chuvas serão mais pontuais e esparsas, e pode haver interrupção de algumas estradas, como a Rodovia dos Tamoios, que tem um protocolo de fechamento quando a chuva ultrapassa 100mm.
Com o alto volume de água, o Instituto Nacional de Meteorologia e a Defesa Civil emitiram um alerta de “grande perigo” para os locais.
Veja os principais cuidados em dias de chuva:
• Em caso de ventos fortes: não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Também não estacione os veículos próximos a torres de transmissão e de placas de propaganda.
• Se possível, desligue os aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.
• Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).