BandNews FM

Frente fria chega ao Sul do país e derruba temperaturas a partir de terça

A previsão indica neve nos trechos de serra do RS e de SC

BandNews FM

Frio intenso deve reduzir as temperaturas no Sul e no Sudeste.
Frio intenso deve reduzir as temperaturas no Sul e no Sudeste.
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Uma nova massa de ar polar deve atingir o Sul do país nesta semana e derrubar as temperaturas. A previsão é de chuva nos três estados da região antes da queda nos termômetros, que vai avançar pelas outras regiões. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, o frio deve se intensificar entre a terça (27) e quarta-feira (28), podendo fazer com que as temperaturas mínimas fiquem entre -6 e -8 graus em cidades mais elevadas.

Em localidades no nível do mar, como é o caso de Porto Alegre, por exemplo, os termômetros podem alcançar os dois graus. A massa de ar polar também deve fazer com que a s temperaturas diminuam significativamente em estados como São Paulo, Mato Grosso do Sul, e nas regiões sul dos estados de Goiás e Mato Grosso.

O Instituto Nacional de Meteorologia também não descarta uma nova ocorrência de neve nas serras Catarinense e Gaúcha, entre os dias 29 e 30.

No Paraná, um alerta foi publicado no fim de semana pela Defesa Civil, que diz esperar uma queda nos termômetros, mas dentro do que se considera normal para o inverno. Segundo o órgão, temperaturas extremas, como têm alertado alguns institutos de meteorologia, só devem ocorrer em regiões com altitude superior a 1.500 metros.

Em São Paulo, a Prefeitura de São Paulo alerta para uma intensa onda de frio a partir de quarta-feira.  O Centro de Gerenciamento de Emergências diz que há potencial para novos recordes de baixas temperaturas. No Sudeste, as temperaturas começam a cair no fim de terça (27).