BandNews FM

Frente fria chega derrubando as temperaturas no Sul e avança pelo Sudeste

Há previsão de neve no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina; termômetros caem até 10°C ao longo do dia

Rádio BandNews FM

Uma frente fria chega ao sul do país nesta quarta-feira (17) e derruba as temperaturas na região. Há possibilidade de neve nos próximos dias nas serras gaúcha e catarinense. No Sudeste, os termômetros começam a cair na quinta-feira (18) com o avanço da chuva e do ar polar.

A Defesa Civil Nacional emitiu um alerta para as regiões que sofrerão influência do fenômeno. A queda brusca das temperaturas e os volumes de chuva previstos merecem atenção.

Há possibilidade de queda de granizo nos estados do sul e em partes do Mato Grosso do Sul e no sul de São Paulo já nesta quarta (17). Temporais são esperados e os termômetros caem até 10°C em apenas um dia no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

Em Porto Alegre, na segunda-feira (15), uma pessoa morreu durante um temporal com granizo na região metropolitana da capital.

No Sudeste, a frente fria avança na quinta (18), leva chuva a São Paulo e ao Rio, além de atingir também o Mato Grosso, e chega a Rondônia.

Atrás da frente fria, uma onda de ar polar derruba as temperaturas. Tem previsão de neve na madrugada de sexta-feira (19) nas serras catarinense e gaúcha. Ambos os estados podem registrar geada e há preocupação com as lavouras para impedir perdas da produção.

No sábado (20), existe a previsão de temperaturas negativas no Paraná, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. Os termômetros ficam próximos de zero grau nas capitais.

No domingo (21), a frente fria se afasta, as temperaturas começam a subir, mas ainda há previsão de geada no sul.

Na semana passada, a passagem de um ciclone extratropical provocou estados nos estados do sul e provocou ventos de até 100 km/h.

Os meteorologistas apontam que esta nova frente fria deve ser a última de grande intensidade a atingir o pais. Nas próximas semanas, frentes frias continuam chegando, mas em menor intensidade e afetando menos os termômetros.

Tópicos relacionados