BandNews FM

Frio intenso revela situação desalentadora dos moradores em situação de rua

Doze pessoas em situação de rua teriam morrido na capital paulista nos dias frios; Prefeitura de Porto Alegre busca ampliar abrigos

Rádio BandNews FM

Diversas regiões registram temperaturas baixas
Diversas regiões registram temperaturas baixas
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Após três dias de frio intenso e com registro de neve em diversas cidades de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, a massa de ar polar começou a perder força no sul do país. A tendência a partir desta quinta-feira (30) é de que o frio diminua.

No entanto, as mínimas nos pontos mais altos ainda são negativas. Nas cidades catarinenses de Curitibanos e Caçador, fez -2°C. Enquanto isso, a prefeitura de Porto Alegre segue buscando ampliar a oferta de abrigos para pessoas em situação de rua.

Atualmente, há 256 vagas em dois albergues, e mais duzentas estão sendo buscadas. O prefeito Sebastião Melo ainda avalia a possibilidade de disponibilizar o ginásio do Gigantinho, ao lado do Estádio Beira-Rio, como parte da chamada "Operação Inverno" - cerca de 3.800 pessoas vivem nessa situação na capital.

SÃO PAULO

O Movimento Estadual dos Moradores em Situação de Rua de São Paulo afirma que 12 pessoas morreram na capital paulista em uma semana por causa do frio durante as madrugadas. Segundo o grupo, os casos aconteceram na Praça da Sé, na Baixada do Glicério, na região do Metrô Tiradentes, na Mooca, no Páteo do Colégio e também na Barra Funda.

Tópicos relacionados