BandNews FM

Fundadora do Magazine Luiza é enterrada no interior de São Paulo

Responsável pela criação de uma das maiores lojas de varejo do país, Luiza Trajano Donato morreu em casa, aos 97 anos, de causas naturais.

Rádio BandNews FM

Fundadora do Magazine Luiza é enterrada no interior de São Paulo
Fundadora do Magazine Luiza é enterrada no interior de São Paulo
Divulgação/ X (antigo Twitter)/ Lu do Magalu
Topo

A fundadora da rede varejista Magazine Luiza, Luiza Trajano Donato, morreu na madrugada desta segunda-feira (12), aos 97 anos, de causas naturais, na cidade de Franca, no interior de São Paulo.  A empresária foi sepultada nesta tarde no Cemitério da Saudade.

Como forma de luto, todas as unidades do Magazine Luiza em Franca ficaram fechadas durante esta segunda.

Conhecida como Tia Luiza, a empresária nasceu em Cristais Paulista, no interior paulista, e depois se mudou para Franca, onde iniciou os negócios da família.

Aos 31 anos, junto com o marido Pelegrino José Donato, ela abriu a loja de presentes Cristaleira, localizada na região central da cidade, e que logo seria rebatizada pelos clientes de Magazine Luiza, em homenagem àquela que era considerada a melhor vendedora da cidade.

Luiza Trajano Donato não teve filhos.

No início da década de 90, escolheu uma sobrinha - Luiza Helena Trajano - como sucessora à frente dos negócios e que hoje é a presidente do Conselho de Administração da empresa.

Luiza Helena Trajano foi escolhida para continuar os negócios da família em 1990 e, recentemente, listada pelo jornal britânico "Financial Times" como uma das mulheres mais influentes do mundo.

Em um post, na conta oficial da loja, no x (antigo Twitter), a fundadora é lembrada como uma mulher ousada por ir atrás do seu sonho de empreender, numa época onde era comum que as mulheres fossem instruídas para se dedicar ao lar.

Até mesmo a personagem Lu, do Magalu, é mencionada na publicação. Segundo a conta, a "influencer virtual" foi inspirada em Dona Luiza. "A ideia inicial foi chamá-la de Tia Luiza, tamanha era a admiração e o carinho que os colaboradores tinham por ela".

Tópicos relacionados