BandNews FM

Fux afirma que STF priorizou salvar vidas em 2021

Em discurso pelo encerramento do ano no Judiciário, presidente da Corte disse que magistrados valorizaram a ciência e rechaçaram o negacionismo

Rádio BandNews FM

Início do ano judiciário começará em 1º de fevereiro de 2022
Início do ano judiciário começará em 1º de fevereiro de 2022
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Depois da posse de André Mendonça como novo ministro do Supremo Tribunal Federal, a corte fez, nesta sexta-feira (17), o encerramento do ano no judiciário.

No discurso que fez, o presidente do tribunal, Luiz Fux, afirmou que a corte priorizou o julgamento de processos que buscavam salvar vidas, valorizando a ciência e rechaçando o negacionismo.

O presidente do STF afirmou ser necessário lembrar que a pandemia ainda não acabou e que é preciso seguir todas as recomendações técnicas para evitar maiores perdas.

O ano foi marcado por reiterados ataques do presidente da República, que culminaram com atos antidemocráticos nos quais Jair Bolsonaro ameaçou os ministros Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso.

Recentemente, Bolsonaro voltou a criticar duramente decisões recentes de Moraes, as quais chamou de "abusos".

O início do ano judiciário começará em 1º de fevereiro de 2022, e no dia 2, os ministros retomam o julgamento sobre a letalidade de operações policiais no Rio de Janeiro.

Além disso, o julgamento de ação sobre a obrigatoriedade da exigência do chamado passaporte da vacina para viajantes que chegarem ao país ficou para 9 de fevereiro.

Também está na pauta a análise da decisão que suspendeu a vigência de dispositivos da Portaria 620 do Ministério do Trabalho, que proibiu a demissão do trabalhador que não tiver tomado vacina contra a Covid-19.

Durante o plantão do recesso, Luiz Fux e a vice-presidente Rosa Weber vão se revezar para as decisões que forem mais urgentes.

Tópicos relacionados