BandNews FM

Gabaritos do Enem estarão disponíveis a partir de primeiro de dezembro

Taxa de abstenção do exame foi de 29,9%

BandNews FM 29/11/2021 • 21:14 - Atualizado em 29/11/2021 • 21:15
Governo avalia que Enem foi um sucesso
Governo avalia que Enem foi um sucesso
Foto: Agência Brasil

Após a aplicação dos dois dias de Exame Nacional do Ensino Médio, o INEP vai divulgar até a quarta-feira (01), os gabaritos oficiais das provas impressas e digitais.

Neste ano, a taxa de abstenção ficou em 29,9%, e o resultado final deve ser liberado até o dia 11 de fevereiro de 2022.

O Presidente do INEP, Danilo Dupas, comemorou a prova, e afirmou que na avaliação dele, mesmo com todas as circunstâncias, o Enem foi executado com sucesso.

O fato é que quem não compareceu ao exame por estar com sintomas gripais ou da Covid-19, pode pedir a reaplicação por meio da Página do Participante, até o dia 3 de dezembro.

Vale lembrar que para tal ação, será necessário anexar a documentação e os atestados que comprovem tal condição de saúde.

Além disso, a reaplicação do Enem para esses casos, será feita nos dias 9 e 16 de janeiro do ano que vem.

A execução do Enem 2021 teve uma série de polêmicas, já que uma semana antes das provas, 37 servidores do INEP pediram desligamento das atividades.

Eles alegaram uma série de pressões por parte do Governo Federal, inclusive com três alterações de prova, para que fossem retiradas questões que não agradavam o Presidente Jair Bolsonaro.

O Ministro da Educação, Milton Ribeiro, apontou que os itens da prova seguiram os moldes de exames anteriores, e que portanto, não houve qualquer interferência do Governo Federal.

O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica.

O Governo Federal considera as provas como a porta de entrada para a educação superior, por meio do Sistema de Seleção Unificada e também do Programa Universidade para Todos.

Além disso, os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso ao Fundo de Financiamento Estudantil.