O governo de São Paulo determina o passe livre nos trens do Metrô e da CPTM e nos ônibus da EMTU neste domingo do segundo turno das eleições.
De acordo com o governo, a decisão do governador Rodrigo Garcia foi tomada nesta quinta-feira (27) após a análise dos impactos financeiros da medida.
A gratuidade, segundo a gestão Garcia, vai custar 11 milhões e meio de reais aos cofres públicos.
A medida valerá a partir das 6h até às 20h para o Metrô, CPTM e EMTU. Já os ônibus intermunicipais terão isenção durante as 24h de domingo (30). As balsas seguirão com as cobranças de tarifa normalmente.
A decisão do governo do estado foi adotada no mesmo dia em que o Tribunal de Justiça de São Paulo determinou que o governador liberasse o acesso gratuito às linhas de trem e de metrô no segundo turno das eleições. A informação foi divulgada pela colunista da BandNews FM, Mônica Bergamo.
Das 10 maiores cidades paulistas, sete vão liberar as catracas dos ônibus: São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, Santo André, Osasco, Sorocaba e Mauá.
As prefeituras de São Bernardo do Campo e São José dos Campos aguardam o resultado de ações judiciais, e o município de Guarulhos, o segundo mais populoso, não terá ônibus gratuitos.