Gilmar Mendes desarquiva ação sobre omissão de Bolsonaro durante pandemia

Investigação mira, além do ex-presidente, suspeitas de crime nas condutas de membros da gestão federal passada

Rádio BandNews FM

Gilmar Mendes desarquiva ação sobre omissão de Bolsonaro durante pandemia
Gilmar Mendes desarquiva investigação sobre omissão do governo Bolsonaro durante pandemia
Carlos Moura/STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes anulou uma decisão da Justiça Federal, em Brasília, que arquivou parte de investigação sobre supostas omissões e irregularidades cometidas pelo governo Bolsonaro durante a gestão da pandemia da Covid-19.

O magistrado ordenou que a Procuradoria-Geral da República (PGR) reavalie se existe algum indício de crime, mas a análise segue em sigilo.

Além do ex-presidente Bolsonaro, são investigados também o ex-ministro da Saúde e deputado federal Eduardo Pazuello (PL-RJ), o ex-número 2 da Saúde, coronel Elcio Franco, o ex-secretário de Comunicação da Presidência da República Fabio Wajngarten e a ex-secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde Mayra Pinheiro.

A investigação trata de suspeita de crimes como epidemia com resultado de morte, emprego irregular de verbas públicas, prevaricação e comunicação falsa de crime.

O processo foi iniciado a partir das apurações feitas pela CPI da Covid.

Marcia Brandão Zollinger, procuradora da República, fez o pedido para o arquivamento parcial do caso no ano passado, porque entendeu que não havia elementos contra Pazuello, Elcio e Mayra. O pedido foi aceito pelo Ministério Público.

A procuradora solicitou apenas o envio à PGR da investigação sobre Fabio Wajngarten por “omissão em informar à população sobre medidas para diminuir as chances de contrair Covid-19 e da campanha institucional de nome “O Brasil não pode parar”.