BandNews FM

Girafas são apreendidas no RJ após denúncia de maus-tratos

Duas pessoas foram presas na operação da Polícia Federal que apura a condição dos animais importados da África e que estão em Mangaratiba

Rádio BandNews FM 27/01/2022 • 12:48

Duas pessoas foram presas por maus-tratos durante uma ação da Polícia Federal em um resort safari de Mangaratiba, na Costa Verde Fluminense, na tarde de quarta-feira (26). De acordo com a PF, 15 girafas que estavam no local foram apreendidas e estão sob os cuidados do Ibama.

Os animais foram importados da África e seriam levados para o BioParque do Rio, um novo zoológico da capital fluminense. No período de adaptação em Mangaratiba, três dos bichos morreram após tentarem fugir do espaço.

O Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal entrou com uma ação na Justiça contra a administração da atração turística.

De acordo com a entidade, os animais foram capturados na África do Sul, comercializados e importados para o Brasil em novembro do ano passado. A organização afirma que as girafas são mantidas em um galpão de Mangaratiba muito menor do que o recomendado.

O documento ressalta que três animais estão compartilhando uma baia de 40 metros quadrados, sem acesso à área externa.

Uma instrução normativa do Ibama exige um espaço com pelo menos 600 metros quadrados de área para cada dois animais. Além disso, o local deve contar com um abrigo coberto e área de comedouro e bebedouro.

Na ação, o Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal pede que os envolvidos iniciem imediatamente a construção de recintos com as características exigidas. O grupo também solicita a apresentação de toda a documentação referente à importação das girafas, com pedido de multa diária em caso de descumprimento.

Em nota, o BioParque afirma que ainda não foi notificado sobre a ação, mas está à disposição para prestar todos os esclarecimentos necessários. A administração também diz que as girafas estavam em adaptação em um ambiente aprovado pelos órgãos competentes.