
O Google anunciou nesta terça-feira (15) uma atualização em seu modelo de inteligência artificial com novos recursos para a criação de vídeos e imagens a partir de comandos de texto. A nova versão se chama Veo 2.
A plataforma estará disponível no chatbot de IA do Google, o Gemini, para os assinantes do plano Gemini Advanced, que poderão acessar o modelo por meio do menu suspenso de versões disponíveis na plataforma. O recurso permite criar vídeos de oito segundos, com resolução de 720p, em formato MP4 e proporção widescreen 16:9.
Outra plataforma que também será beneficiada pela atualização é o Whisk Animate, ferramenta do Google que permite criar imagens com IA a partir de comandos simples. Com o Veo 2, será possível transformar essas imagens geradas em vídeos de oito segundos.
“Tomamos medidas importantes para tornar a geração de vídeos uma experiência segura. Isso inclui um amplo processo de red teaming [voltado para identificar brechas em sistemas] e avaliações com o objetivo de impedir a geração de conteúdo que viole nossas políticas”, informou o Google.
A empresa afirmou ainda que o Veo 2 tem uma melhor compreensão da física do mundo real, o que permite gerar cenas mais realistas e com mais detalhes. No entanto, alertou que os resultados dependerão dos comandos dos usuários e que ainda podem ocorrer casos questionáveis.