Governador do DF quer derrubar licença menstrual

Lei está entre as 60 que foram promulgadas pela Câmara Legislativa

Rádio BandNews FM

Governador do DF quer derrubar licença menstrual
overnador do DF quer derrubar licença menstrual
Agência Brasil

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, informou que vai acionar a Justiça com Ações Diretas de Inconstitucionalidade (Adin) para derrubar mais de 60 leis aprovadas por deputados da Câmara Legislativa, na última quarta-feira (6).

As leis que ampliam direitos como passe livre estudantil e política de cotas haviam sido vetadas anteriormente por Ibaneis, porém, a decisão foi revogada.

Agora, o governador pretende questionar a constitucionalidade dos projetos aprovados pela Câmara e alega que houve vício de origem e invasão das competências exclusivas do Poder Executivo.

"Entendemos que todos os projetos são inconstitucionais, razão pela qual haviam sido vetados. Há projetos que criam despesas sem previsão de receita, como a ampliação do Passe Livre", diz o secretário-chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha.

Uma das leis promulgadas, de autoria do Deputado Distrital Max Maciel (PSOL), viabiliza às funcionárias públicas do DF o direito à licença menstrual.

A Lei Complementar 1.032/2024 autoriza a licença remunerada por até três dias, uma vez a cada mês. O direito será concedido apenas à servidoras públicas que apresentarem cólicas graves, comprovadas por atestado médico.