BandNews FM

Governador vai pedir que Palácio Capanema, joia da arquitetura carioca, não seja vendido

Possível venda do imóvel gerou reações contrárias na internet e vem sendo discutida entre os governos estadual e federal

Rádio BandNews FM

Palácio Capanema é uma joia da arquitetura do Rio de Janeiro
Palácio Capanema é uma joia da arquitetura do Rio de Janeiro
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, vai pedir ao ministro da Economia, Paulo Guedes, para que o Palácio Capanema não seja vendido em um feirão de imóveis que será realizado pela União. A informação é do presidente da Assembleia Legislativa do Rio. Segundo André Ceciliano, Cláudio Castro e Paulo Guedes devem ser reunir nesta quinta-feira (19) em Brasília para falar sobre o tema.

Ainda de acordo com o deputado, a possível venda do imóvel já vem sendo discutida entre os governos estadual e federal desde o início da semana.

O Palácio Capanema é uma joia da arquitetura do Rio de Janeiro e foi projetado por Oscar Niemeyer, Lúcio Costa, Carlos Leão, Jorge Machado Moreira, Afonso Eduardo Reidy e Ernani Vasconcelos. O projeto teve consultoria do francês Le Corbusier. Existem painéis de Candido Portinari na fachada e os jardins são de Burle Marx.

Nesta quarta (18), representantes da Alerj e de entidades ligadas à cultura e ao patrimônio histórico se reuniram para discutir o destino do Palácio Capanema. Um grupo de trabalho foi criado. A Comissão de Cultura da Assembleia já informou que vai entrar com uma representação no Ministério Público Federal contra uma possível venda do prédio.

Na reunião, também foi proposta a criação de uma comissão para estudar a lista de imóveis que estariam disponíveis no feirão. Segundo o presidente da Casa, André Ceciliano, outros imóveis, como o prédio da Central do Brasil, estariam na lista do leilão.

André Ceciliano e o governador Cláudio Castro já indicaram a possibilidade de comprar o Palácio Capanema, caso as negociações com o governo federal não avancem. O presidente da Alerj também apresentou um projeto de lei que determina o tombamento do Capanema por interesse histórico e cultural do estado do Rio.

O imóvel, de 16 andares, foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o Iphan, em 1948 e representa o marco da arquitetura moderna no país. Em nota, o Ministério da Economia afirmou que atualmente não há nenhum edital aberto para alienação de edifício tombado.

Tópicos relacionados