
Em meio às ‘tensões comerciais’ entre os Estados Unidos e a China, o alto escalão do Ministério da Agricultura chinês visitará o Brasil nesta semana e terá agendas bilaterais com o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro.
O encontro ocorre uma semana antes das reuniões do Grupo de Trabalho da Agricultura do BRICS, atualmente coordenado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
As conversas ocorrem duas semanas após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar um ‘tarifaço’ global para países considerados rivais econômicos da moeda norte-americana. As ações foram retaliadas pelo governo chinês, o que causou crises em diversos mercados ao redor do mundo.
O Ministério das Relações Exteriores da China afirmou nesta terça-feira (15) que Pequim está “derrubando muros” e expandindo seu círculo de parceiros comerciais.
“Diante das incertezas externas, a China insistirá em apertar as mãos em vez de apertar os punhos, derrubar muros em vez de construir barreiras, conectar em vez de dissociar”, disse Lin Jian, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, em uma coletiva de imprensa na terça-feira.