
O Governo de São Paulo anunciou situação de emergência de saúde pública no estado por conta da epidemia de dengue. O anúncio foi feito pelo secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva, nesta quarta-feira (19) em reunião do Centro de Operações de Emergências para arboviroses, no Instituto Butantan.
O secretário divulgou aumento do financiamento para internações de pacientes com dengue, o que impacta diretamente na assistência oferecida pelos hospitais e unidades de saúde conectadas ao Sistema Único de Saúde (SUS).
O decreto auxilia o acesso dos municípios a recursos estaduais e federais. A Secretaria de Estado de Saúde divulgou que 225 cidades já atingiram mais de 300 casos de dengue por 100 mil habitantes.
“As campanhas desempenham um papel fundamental na conscientização da população e no fortalecimento do combate às arboviroses”, declarou a diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) da SES, Tatiana Lang.
A Secretaria de Estado também divulgou um investimento de R$ 3 milhões na aquisição de 100 novos equipamentos de nebulização portátil e mais 10 de nebulização ambiental. Ao todo, o Governo de São Paulo disponibiliza 730 máquinas portáteis e 55 pesadas para o combate ao mosquito transmissor da dengue.
O secretário Eleuses Paiva também afirmou que terá novas conversas com o Instituto Butantan para avaliar possíveis prazos de aprovação da vacina.