Governo de SP lança pacote de ações para socorrer produtores afetados por incêndios florestais

Situação de emergência foi decretada no estado em razão dos efeitos das chamas

Rádio BandNews FM

Governo de SP lança pacote de ações para socorrer produtores afetados por incêndios florestais
Queimadas SP
Joédson Alves / Agência Brasil / Arquivo

O Governo de São Paulo lançará um pacote de ações destinado aos produtores rurais que foram afetados pelos incêndios florestais que levaram 39 cidades ao alerta máximo de perigo de fogo ao longo final de semana.

A ação é da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e terá quatro diretrizes.

Por meio do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (Feap), o produtor terá acesso a R$50 mil, com juro zero, para custeio emergencial, como despesas de manutenção e recuperação da produção.

Além disso, serão emitidos termos emergenciais que impedem sanção ou multa de órgãos fiscalizadores.

Como parte do plano para reestruturação das propriedades afetadas, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento enquadrará os terrenos em programas habitacionais paulistas e conversará com empresas ligadas a nutrição animal e de insumos agropecuários para que os produtores tenham descontos na compra de materiais utilizados para a reconstrução.

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, que sobrevoou a região, declarou situação de emergência por 180 dias nas áreas dos municípios afetados pelas queimadas.

Já foram deslocados mais de 7,3 mil profissionais e voluntários para o combate às chamas.

A operação ainda recebeu a ajuda de três helicópteros da Polícia Militar, uma aeronave KC-390 e dois helicópteros cedidos pela Força Aérea Brasileira, a FAB.