O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional decretou, nesta terça-feira (23), situação de emergência no Amapá diante do surto de gripe no estado. A decisão já foi publicada no Diário Oficial da União e é assinada pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil. Ao menos seis crianças morreram de gripe no estado desde o início do surto, no último dia 13.
Segundo dados da secretaria estadual de Saúde, mais de 200 crianças estão internadas com síndromes respiratórias no estado. O Amapá tem 100% dos leitos pediátricos ocupados como resultado da epidemia.
Mais 100 mil vacinas contra a doença foram enviadas ao Amapá. O estado tem um dos menores índices de imunização do país contra a gripe.
A Marinha encaminhou tanques de oxigênio também à região. O objetivo é evitar a eventual escassez do insumo. A Secretaria de Saúde informou que a medida é preventiva.
"O abastecimento de oxigênio dentro dos nossos hospitais está normal. Esse navio da Marinha que está chegando com tanques de oxigênio são necessário para que os novos leitos do HU comecem a funcionar. Normalmente demorariam mais de 45 dias para chegar, mas o Pará tinha material disponível para encaminhar. Atualmente, estamos bem estáveis com o nosso estoque, mas já nos prevenirmos para qualquer mudança dessa demanda", afirmou a secretária estadual de Saúde, Silvana Vedovelli.
Os tanques irão abastecer 30 novos leitos do Hospital Universitário, sendo 10 da Unidade de Terapia Intensiva.