O governo federal deve fazer um desfile da Independência “enxuto e dinâmico” neste primeiro ano de mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Segundo a Secretaria de Comunicação Social da Presidência, o evento tem início marcado para às 9h, com duração de 2 horas, e sem a expectativa de fala do chefe do Executivo.
Logo na sequência dos desfiles, Lula segue para a Base Aérea de Brasília e deve embarcar 12h para Nova Deli, na Índia, onde participa durante o fim de semana da cúpula do G20, que reúne ministros da Economia e presidentes dos Bancos Centrais de 19 países e da União Europeia.
Juntas, essas nações representam cerca de 80% de toda a economia global e o Brasil deve assumir a presidência relativa em dezembro.
Ainda sobre o 7 de Setembro, o governo federal estima que 30 mil pessoas devem comparecer a Esplanada dos Ministérios para assistir ao desfile cívico-militar, à Esquadrilha da Fumaça e às inovações propostas para este ano que vão ter o tema: Democracia, Soberania e União.
Recentemente, Lula afirmou que os militares se apoderaram da data, que deixou de ser um evento da sociedade, e que o objetivo é retomar a celebração para a população do país.