BandNews FM

Governo do Espírito Santo tenta evitar "turismo de vacina"

Caso medida seja aprovada, título de eleitor deve ser utilizado para agendar vacinação

Por

Governo do Espírito Santo tenta evitar "turismo de vacina" ao exigir título de eleitor para agendamento de vacinação contra a Covid-19
Governo do Espírito Santo tenta evitar "turismo de vacina" ao exigir título de eleitor para agendamento de vacinação contra a Covid-19
Foto: Agência Brasil/Tânia Rêgo

O governo do Espírito Santo estuda exigir título de eleitor para agendamento de vacinação contra a Covid-19 e deve bloquear acessos de IP (Internet Protocol) de computadores fora do Estado, para evitar o chamado turismo de vacina.

Dados do Painel de Vacinação no Espírito Santo apontam que, até a última semana, 4% do total de doses aplicadas foram para pessoas de outros Estados do País.

O fato de que turistas busquem a vacinação no Espírito Santo pode interferir na cobertura vacinal dos próprios capixabas. De acordo com o governo do Estado, se essa atividade de turismo de vacina ganhar proporções maiores, essas estratégias podem ser usadas para evitar que a imunização do público capixaba seja comprometida.

Ao longo do mês de julho, o Estado deve contar com um site único de agendamentos para vacinas da Covid-19. No momento, cada cidade é responsável por liberar as vagas e avançar com os grupos etários.

Na cidade de São Paulo, por exemplo, comprovante de residência e RG já são obrigatórios para que os moradores da capital recebam as vacinas contra a Covid-19 desde 27 de maio.

Tópicos relacionados