BandNews FM

Governo do RJ faz operação para ocupar favela dominada pelo tráfico

Cerca de 1200 policiais civis e militares participam de ação para ocupar a favela do Jacarezinho. Outras três comunidades são alvos da operação, na Zona Norte do Rio

Rádio BandNews FM 19/01/2022 • 06:20 - Atualizado em 19/01/2022 • 07:29
Governo do RJ inicia retomada de território em comunidade da Zona Norte
Governo do RJ inicia retomada de território em comunidade da Zona Norte
Foto: Alexandre Siqueira/TV Band

Cerca de 1200 policiais civis e militares fazem uma megaoperação para ocupar a favela do Jacarezinho, na Zona Norte do Rio de Janeiro. A operação teve início no começo da manhã desta quarta-feira (19). Pelo o menos três veículos blindados da Polícia Civil participam da ação e não há registro de tiros na região.

Também são ocupadas as favelas de Manguinhos, Bandeira II e Conjunto Morar Carioca, comunidades ao redor do Jacarezinho e a polícia tenta evitar a fuga de bandidos.

A ocupação marca o início do projeto "Cidade Integrada", promessa do Governo do Estado para reocupar comunidades do Rio de Janeiro dominada por bandidos. Segundo a gestão estadual, o projeto tem como objetivo integrar bairros formais e informais da cidade, por meio de ações sociais e de segurança pública, com apoio da polícia.

A polícia tenta cumprir 42 mandados de prisão, 13 mandados de apreensão de adolescentes e um de busca e apreensão.

O projeto “Cidade Integrada” substitui as Unidades de Polícia Pacificadora, projeto que em 2008 começou a reocupar favelas para reduzir a criminalidade. As UPPs enfrentaram problemas com a migração de bandidos e foi diminuído a partir de 2016 quando da Intervenção Militar na Segurança Pública.

A promessa do governo estadul é levar serviços sociais para as comunidades que agora serão reocupadas pelas forças policiais.