A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, informou nesta quinta-feira (20), que o Governo Federal está em contato com os Estados e aumentou contratações de pessoal e equipamento para lidar com o El Niño.
El Niño é um fenômeno climático que causa aumento nas temperaturas da superfície do Oceano Pacífico e causa mudanças nos padrões de transporte de umidade, e variações nas distribuições das chuvas.
“Contratamos previamente nossas brigadas. Temos mais de 2 mil brigadistas já contratados, ampliamos nossos equipamentos e estamos em articulação com os governos dos estados dos mais diferentes biomas, sobretudo os mais fragilizados”, afirmou a ministra.
Marina Silva e Rodrigo Agostinho, presidente do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), participaram nesta quinta da reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável em Brasília.
Agostinho declarou que estão treinando brigadistas dos estados, sociedade civil e profissionais, para enfrentar as queimadas de forma mais eficaz. “Estamos com estratégia de campo, estratégia de comunicação, orçamento. Não tenho dúvida de que nunca estivemos tão preparados como estamos hoje para o fogo. Agora, vai ter fogo? Vai. Onde? Não sei. Prefiro que aqui a gente seja um grande extintor de incêndio. Se não tiver [fogo], ótimo. Se tiver, vamos enfrentar”, disse.