BandNews FM

Governo federal libera 19 milhões em verba para o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Em 2021, a gestão Bolsonaro havia feito um corte de 46% nos recursos do Instituto, que paralisou a produção de medicamentos contra o câncer por falta de dinheiro

Rádio BandNews FM

Governo federal liberou R$ 19 milhões para o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares
Governo federal liberou R$ 19 milhões para o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares
Foto: EBC

O governo federal liberou 19 milhões de reais para o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, conforme divulgação do Ministério da Ciência e Tecnologia.

O valor corresponde a 21% dos mais de 89 milhões de reais necessários para que o instituto continue a produção, até o fim do ano, de radiofármacos e radioisótopos usados para o tratamento de câncer no Brasil.

Este ano, o governo federal, fez um corte de 46% da verba do instituto que, por falta de recursos, suspendeu a produção dos insumos na última segunda-feira.

De acordo com o Ministério da Ciência e Tecnologia, essa é uma alternativa mais rápida para complementar os recursos do IPEN.

A nota ainda informa que um projeto de lei, previsto para ser votado na próxima semana, vai disponibilizar 34 milhões de reais ao instituto.

Por fim, a pasta informa que, posteriormente, a aprovação de um novo projeto de lei, da ordem de 55 milhões, será necessária para recompor o orçamento do IPEN até o fim do ano.

Tópicos relacionados