Governo Federal negocia operação para repatriar brasileiros no Líbano

Plano teria acordo com base militar russa na Síria

BandNews FM

O Governo Federal negocia uma operação de repatriação para retirar brasileiros que estão na zona de conflito no Líbano. Segundo informações do repórter da TV Band Brasília Túlio Amâncio, a negociação prevê que o grupo saia pela Síria via terrestre até uma base militar russa no país. O local seria usado para o pouso de aeronaves.

Até o momento, dois brasileiros morreram em decorrência dos bombardeios israelenses no Líbano, que ocorrem em retaliação ao Hezbollah, grupo armado que apoia o Hamas.

O Palácio do Itamaraty ainda não se pronunciou sobre a segunda morte, mas o subiu o tom contra as ações do país judeu.

O texto compartilhado pelo presidente Lula nas redes sociais condena os ataques aéreos israelenses e renova os apelos pelo fim das hostilidades. 

Na quinta-feira (26), Myrna Raef Nasser, de 16 anos, e o pai dela, Raef Hussein Nasser, foram vítimas de um bombardeio em Kelya, no norte do país. A jovem era natural de Balneário Camboriú, em Santa Catarina, e se mudou para o Líbano com os pais e os irmãos com um ano de idade. Ela tinha o sonho de voltar ao Brasil no ano que vem para estudar. 

Segundo o tio da adolescente, Ali Buh Kalen, Myrna e o pai haviam saído de casa com medo dos ataques, mas acabaram voltando só para pegar roupas e outros pertences, quando foram atingidos.

Tópicos relacionados