A Defesa Civil Nacional reconheceu na noite deste domingo (3) situação de emergência em Angra dos Reis, na Costa Verde fluminense. A cidade é castigada por fortes chuvas desde sexta-feira (1) e já teve a confirmação de oito mortes em deslizamentos de terra. Os bombeiros ainda procuram por três desaparecidos e 181 pessoas estão fora de suas casas.
O decreto de emergência foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União e facilita a liberação de recursos para o município no litoral sul do Rio de Janeiro.
Neste domingo (3), o secretário nacional de Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas, sobrevoou as áreas atingidas da cidade e disse que o governo vai “acelerar a liberação de recursos para assistência humanitária, limpeza da cidade e reconstrução de infraestruturas públicas destruídas”.
Angra dos Reis e Paraty, município vizinho que já registrou sete mortes por conta das chuvas, estão praticamente isolados. Chegar de carro exige cuidado e leva tempo por conta dos desvios e bloqueios na rodovia Rio-Santos, a BR-101, que passa pela região.
Choveu mais de 700 milímetros nas áreas mais atingidas, quase quatro vezes mais do que o esperado para todo o mês de abril. Áreas de instabilidade continuam ameaçando a região nos próximos dias.