BandNews FM

Governo lança novo modelo de passaporte

Documento será temático e com tecnologia antifraude

Rádio BandNews FM 27/06/2022 • 21:41
A CNI deve substituir o Registro Geral.
A CNI deve substituir o Registro Geral.
Foto: Reprodução

O Governo Federal apresentou nesta segunda-feira (27) os novos modelos do passaporte brasileiro e da Carteira de Identidade que serão utilizados já nos próximos meses. A partir do dia quatro de agosto, a Carteira Nacional de Identidade será emitida em um único modelo, independentemente de qual estado seja produzida.

A CNI deve substituir o Registro Geral, portanto, os cidadãos passam a se identificar somente com o Cadastro de Pessoas Física, CPF.

De acordo com o general Mario Fernandes, ministro chefe substituto da Secretaria-Geral da Presidência da República, o novo documento vai ter duas versões, a física e a digital, através do aplicativo Gov.Br. Segundo o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, o novo documento traz mais itens de segurança.

O novo modelo vai trazer um QR Code que pode ser lido por qualquer cidadão e, dessa maneira, será mais fácil identificar a autenticidade ou saber se foi furtado ou extraviado. Ainda de acordo com o governo, a substituição será feita de forma gradual e gratuita, e a atual identidade continua válida até 2032.

O novo modelo da identidade vai ser produzido inicialmente no Acre, Pernambuco, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e os outros estados começam a produzir o novo modelo até março do ano que vem.

Já o novo passaporte começa a ser produzido a partir do mês de setembro, será temático, tem tecnologia antifraude e vai trazer ícones de biomas e culturas de todas as regiões do Brasil. A validade do novo passaporte continua de 10 anos e não haverá custos extras para a confecção.