O Ministério da Justiça e Segurança Pública lançou nesta segunda-feira (02), em Brasília, o Programa Nacional de Enfrentamento às Organizações Criminosas.
Com investimento de R$ 900 milhões, o plano envolve órgãos como a Secretaria Nacional de Segurança Pública, Secretaria Nacional de Justiça, a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, Secretaria Nacional de Políticas Penais, além da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal.
O programa consiste em um conjunto de ações para entender o funcionamento das organizações criminosas para desarticulação e descapitalização desses grupos, que tem aumentado nos últimos anos, segundo o Governo Federal.
A ação é uma das respostas do governo federal à onda de violência pelo país, em especial nos estados do Rio de Janeiro e da Bahia.
Segundo a pasta, a iniciativa será implementada de forma gradual até 2026.
VIOLÊNCIA NA BAHIA
O ministro da Justiça, Flávio Dino, anunciou nesta segunda-feira (2), um envio de R$ 20 milhões que serão usados para reforçar a segurança pública no Estado da Bahia.
A medida é considerada como emergencial em meio ao cenário de insegurança.
Segundo levantamento do Instituto Fogo Cruzado, 137 pessoas morreram no estado vítimas de arma de fogo apenas em setembro.
Os dados consideram os casos ocorridos entre primeiro até o último dia 28.
Ainda de acordo com a entidade, somente em Salvador e Região Metropolitana, foram 71 tiroteios em ações policiais, que resultaram na morte de 68 pessoas e deixaram 13 feridas.
A verba que será enviada ao governo da Bahia virá do Fundo Nacional da Segurança Pública.