BandNews FM

Governo prepara novo aumento na conta de luz e programa de redução de consumo é anunciado para setembro

Quem diminuir uso elétrico, de acordo com meta estabelecida pelo governo federal, vai receber um desconto na fatura

Rádio BandNews FM

Programa vai funcionar paralelamente ao esquema de bandeiras tarifárias
Programa vai funcionar paralelamente ao esquema de bandeiras tarifárias
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A Agência Nacional de Energia Elétrica deve anunciar até terça-feira (31) o novo valor da bandeira vermelha dois – a mais alta – e em vigor atualmente. O reajuste deve ser de até 50%. A cobrança a cada 100 quilowatts-hora pode passar de R$ 9,49 até R$ 15.

Enquanto a conta fica ainda mais cara, um programa de redução voluntária do consumo de energia foi anunciado pelo Ministério de Minas e Energia para setembro. Quem é atendido pelas distribuidoras e diminuir o uso elétrico, de acordo com uma meta estabelecida pelo governo federal, vai receber um desconto na fatura.

O programa vai funcionar paralelamente ao esquema de bandeiras tarifárias. Em 1º de julho, houve reajuste de 52% no valor adicional da bandeira. Segundo o ministro de Minas e Energia, não deve haver a abertura de crédito extraordinário.

Bento Albuquerque voltou a afirmar que não há chance de racionamento no país.

O Brasil passa pela pior crise hídrica em 91 anos. O Ministério de Minas e Energia prevê o aumento da transferência de energia de usinas hidrelétricas, eólicas e solares do Nordeste para outras regiões com menor produção.

Tópicos relacionados