No terceiro dia da greve de pilotos e comissários em oito aeroportos do país, atrasos e cancelamentos são registrados na manhã desta quarta-feira (21). Em Congonhas, o segundo aeroporto mais movimentado do país, são sete cancelamentos e 10 atrasos informados até 8h.
No saguão e na sala de embarque, a movimentação é grande e passageiros relatam falta de informação por parte das companhias aéreas.
A paralisação dos aeronautas em busca de melhores salários e condições de trabalho, ocorre desde segunda-feira (19), entre 6h e 8h, nos aeroportos de Congonhas, Guarulhos e Viracopos (São Paulo), Santos Dumont, Galeão (Rio de Janeiro), Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre e Fortaleza.
No aeroporto de Guarulhos, segundo a concessionária que administra o terminal, apenas um voo está atrasado por conta da greve.
No Santos Dumont, no Centro do Rio, o saguão está lotado e passageiros relatam atrasos em cascata nos voos que partiriam do terminal.
A greve se aproxima das festas de fim de ano sem uma previsão de término e as companhias aéreas afirmam que seguem negociando com o Sindicato Nacional dos Aeronautas.
Pilotos e comissários reivindicam recomposição salarial, com ganho real, melhorias nas condições de trabalho, como a definição de escala de folga e a impossibilidade de mudança em cima da hora. A categoria ainda afirma que as passagens aéreas estão caras e não houve melhoria para os funcionários.