A organização do Emmy anunciou nesta quinta-feira (10) o adiamento da premiação prevista inicialmente para o dia 18 de setembro. A nova data prevista é o dia 15 de janeiro de 2024, com quatro meses de atraso. Segundo a imprensa americana, a greve de roteiristas e atores forçou a mudança no calendário.
O mais importante prêmio da televisão americana, que consagra as séries mais assistidas nos Estados Unidos, chega a 75ª edição.
A última vez que a cerimônia do Emmy foi alterada ocorreu em 2001, por causa dos atentados terroristas de 11 de setembro em Nova York.
A série Succession, da HBO, lidera entre os indicados. A produção concorre em 27 categorias.
Os roteiristas estão de braços cruzados desde maio desde ano. A paralisação já provocou a suspensão de programas na televisão americana e tem atrasado novas estreias.
Em julho, o Sindicato dos Atores de Hollywood, com 160 mil filiados, também decidiu parar as atividades. Gravações foram suspensas até que os estúdios aceitem as reivindicações de aumento salarial e melhores escalas.
O adiamento do Emmy 2023 indica que a negociação entre a categoria está arrastada e deve continuar por tempo indeterminado.