A prefeitura de Guarulhos afirma que não é possível garantir que uma pessoa já imunizada contra a Covid-19 não receba uma terceira dose da vacina.
Em entrevista à BandNews FM, o secretário de Justiça, Airton Trevisan, disse que no momento da vacinação a equipe responsável verifica o sistema de controle do governo chamado "VaciVida" para saber se a pessoa já recebeu algum dos imunizantes.
Caso o nome dela não apareça no site, o sistema quer dizer que ela ainda não tomou nenhuma das vacinas disponíveis contra a doença.
Segundo o chefe da pasta, o registro é feito somente após a aplicação da primeira dose, que pode variar entre o fim da tarde e o dia seguinte.
No entanto, se a plataforma apresentar qualquer instabilidade que inviabilize a consulta, a ordem é que a vacinação seja feita da mesma forma.
Uma moradora de Guarulhos é investigada após conseguir se vacinar com a dose única da Janssen mesmo já tendo recebido as duas doses da CoronaVac.
Segundo Airton Trevisan, as secretarias de Justiça e de Saúde já abriram uma investigação junto ao Ministério Público para apurar eventuais crimes cometidos pela médica veterinária.
O código penal prevê uma multa, além de detenção de um mês a um ano para quem tomar a vacina mais de uma vez.