BandNews FM

Guedes promete reforma tributária 'ousada' com taxas para fundos exclusivos

O ministro da Economia disse em coletiva que a reforma deve diminuir impostos para as empresas

BandNews FM

Ministro Paulo Guedes, da Economia, prometeu reforma tributária "ousada"
Ministro Paulo Guedes, da Economia, prometeu reforma tributária "ousada"
Marcelo Camargo/Agência Brasil

Em entrevista desta quarta-feira (28), em Brasília, o ministro Paulo Guedes, da Economia, volta a afirmar que a reforma tributária deve ser "ousada" e que vai diminuir a tributação dos brasileiros. A ideia, segundo ele, é aumentar os impostos para os fundos exclusivos e alivar os bolsos de "32 milhões de assalariados".

Segundo Guedes, a ideia da proposta é aplicar o imposto de renda sobre lucros e dividendos sobre a faixa mais rica da população. Mesmo assim, a tributação de empresas ainda seria reduzida em cerca de 10% - a queda seria de 34% para 24%.

Ainda na capital federal, o ministro alegou que essas mudanças gerariam uma baixa na arrecadação de impostos de até R$ 30 bilhões.

Até o momento, três propostas de reforma tributária estão passando pelo Legislativo. Uma delas foi apresentada pela Câmara dos Deputados, outra pelo Senado Federal e a última e mais polêmica delas, pelo Executivo.

Para o início de agosto, o presidente da Câmara, o deputado Arthur Lira, já confirmou a intenção de votar a primeira parte da reforma. Isso representaria um início de esforço para dar andamento às reformas paradas no Congresso.

Tópicos relacionados