BandNews FM

Gustavo Petro inicia mandato na Colômbia neste domingo (07)

Político é o primeiro da esquerda na presidência no país

BandNews FM 06/08/2022 • 12:15 - Atualizado em 06/08/2022 • 15:02
O político foi o primeiro de esquerda a chegar ao cargo na história da Colômbia.
O político foi o primeiro de esquerda a chegar ao cargo na história da Colômbia.
Foto: Reuters

Gustavo Petro assume a presidência da Colômbia neste domingo (07) com a promessa de rever a política energética do país.

A ideia é diminuir a dependência da Colômbia com carvão e petróleo e impulsionar a produção de alimentos. Além disso, pretende retomar as negociações envolvendo o Exército de Liberação Nacional.

Petro venceu o segundo turno em junho e deve começar o mandato com expectativa alta, já que detém a maioria nas duas Casas do Congresso. A festa para celebrar a posse será organizada para 100 mil pessoas nas ruas de Bogotá.

O político foi o primeiro de esquerda a chegar ao cargo na história da Colômbia, após disputa com o populista Rodolfo Hernández. 

Gustavo Petro é ex-guerrilheiro e diz que terá tem como base um acordo nacional envolvendo a maioria dos colombianos, inclusive os que não votaram nele. Para formar a equipe de governo, o político optou por pessoas consideradas experientes para assumir os ministérios. O conservador Álvaro Leyva, por exemplo, assumirá a Pasta das Relações Exteriores e a liberal Cecilia López será responsável por comandar a Agricultura.