O futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), completou nesta quinta-feira (22) o anúncio da equipe econômica que o aconselhará nas principais secretarias do ministério. Os quatro novos nomes são:
- Marcos Barbosa Pinto, para Reformas Econômicas;
- Rogério Ceron, à frente do Tesouro Nacional;
- Guilherme Mello, para Política Econômica;
- Robinson Barreirinhas, na Receita Federal.
Haddad já havia anunciado antes os nomes de Gabriel Galípolo como secretário-executivo do Ministério da Fazenda; Anelize de Almeida para chefe da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional e Bernard Appy, como secretário especial para a Reforma Tributária.
O ex-prefeito de São Paulo fez o anúncio em Brasília, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). Algumas horas antes, o presidente eleito Lula havia anunciado 16 nomes de novos ministros do novo governo, no mesmo local.
O futuro ministro da Fazenda disse ainda que os anunciados são jovens, mas com vasta experiência e capacitadas para os cargos. Haddad afirma que os indicados são as pessoas corretas para um Ministério da Fazenda cada vez mais eficiente.
Haddad anunciou que deixaria Brasília para passar o Natal com a família em São Paulo e aguarda deliberações do presidente Lula para apresentar os primeiros planos da pasta.
A principal indefinição na equipe econômica agora é o nome que vai ocupar o Ministério do Planejamento. A pasta será recriada no governo Lula e a ideia inicial era contar com um economista ligado ao mercado no posto. O nome de André Lara Resende é o mais falado para o posto.
Lula prometeu anunciar o restante do ministério entre segunda (26) e terça (27) da próxima semana.