As Forças de Defesa de Israel afirmam que o Hezbollah realizou um ataque de drone contra uma base militar do país neste domingo (13). O incidente matou quatro militares e deixou 58 feridos em Binyamina, cidade ao norte de Israel.
De acordo com o colunista da BandNews FM Felipe Kieling, as forças israelenses conseguiram abater uma aeronave não tripulada, mas a outra atingiu a base militar. Os quatro soldados mortos tinham 19 anos.
Em nota, o grupo xiita Hezbollah confirmou o lançamento de um “enxame de drones” contra Israel em retaliação aos ataques do país ao Líbano, na última quinta-feira (10).
Este é um dos ataques mais letais que Israel sofreu desde o início da guerra contra o Hamas, em outubro do ano passado. “A guerra [de Israel] contra o Hezbollah é mais complexa do que a guerra contra o Hamas, na Faixa de Gaza. O Hezbollah é um grupo muito mais armado, com mais soldados e opera no Líbano, uma região maior”, analisa Kieling.
Apesar das retaliações, Israel continua bombardeando outras regiões. De acordo com o Ministério da Saúde libanês, um ataque israelense matou 51 pessoas neste domingo. No mesmo dia, uma escola no campo de refugiados de Nuseirat, em Gaza, foi atingida e 41 pessoas foram mortas.