Os sinais de ansiedade e depressão entre crianças e adolescentes dobraram após o início da pandemia. De acordo com o Ministério da Saúde, antes da crise sanitária, pesquisas sugeriam que sintomas depressivos eram comuns a 13% desse grupo. Já durante a crise do coronavírus, essa taxa cresceu para 25%. Os sinais ansiosos, por sua vez, aumentaram de 11,6% para 20,5%, e o índice mantém tendências de alta.
Relatos de suicídios nessa faixa etária preocupam cada vez mais pais, escolas e especialistas. Afinal, como abordar o tema? Quais são os sinais de alerta? Quando procurar ajuda especializada?
A BandNews FM vai promover a discussão em um especial dos programas "Humanamente" e "Seus Filhos", nessa quinta-feira, (23), entre 14h e 15h, ao vivo no dial e nas redes sociais oficiais da rádio.
As âncoras Thais Dias e Helen Braun conduzem a conversa com os colunistas Daniel Barros, psiquiatra do Instituto de Psiquiatria do HC da USP, e Rosely Sayão, psicóloga e Consultora Educacional, além da psicóloga, psicopedagoga e consultora em Saúde Existencial, Karina Fukumitsu. O debate terá também as palavras de pais, adolescentes e escolas.