Ibama deve apresentar estudo sobre exploração de petróleo na Margem Equatorial em março

Colunista informou que o instituto deve liberar Petrobras para realizar estudos de viabilidade de exploração; até o momento, não há sinalização de saída ministra Marina Silva do governo

O colunista Rodrigo Orengo, da BandNews FM, informou durante a manhã desta quinta-feira (13) que o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente) deverá apresentar um estudo sobre a Margem Equatorial no próximo mês.

Com a ação, a Patrobras poderá realizar apenas estudos na região para definir a viabilidade de uma possível exploração de petróleo no local.

Recentemente, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou o Ibama pela suposta demora em ceder a autorização para estudos na região e reafirmou o caráter governista do órgão.

"Talvez essa semana ainda vá ter uma reunião da Casa Civil com o Ibama e nós precisamos autorizar a Petrobras faça pesquisa [na Margem Equatorial]. É isso que queremos. Se depois vamos explorar é outra discussão. O que não dá é ficar nesse lenga-lenga. O Ibama é um órgão do governo, parecendo que é um órgão contra o governo", disse o presidente.

Orengo ainda ressaltou que, embora as falas de Lula possam parecer uma crítica à ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, a política não corre risco de deixar o cargo na iminente reforma ministerial que deverá ocorrer nas próximas semanas.

Tópicos relacionados