COMO O DELIVERY PODE COLABORAR COM O MEIO AMBIENTE?
Para crescer e conquistar maturidade e notoriedade no mercado é preciso ter em seus pilares de desenvolvimento o foco no meio ambiente e a consciência da necessidade de mudanças urgentes na forma de atuação. A pandemia nos trouxe uma nova percepção sobre nosso papel na sociedade: saímos de um consumo social para fazermos parte de um ecossistema que tornou-se dependente de nós. Entender esse processo nos faz perceber que muito além do serviço que prestamos localmente, precisamos pensar globalmente e nos alinhar com as principais metas e medidas socioambientais.
Queremos crescer de forma responsável e gerar impactos positivos por onde passarmos. Assim nasceu o Regenera, um plano de impacto ambiental positivo que objetiva entregar ao meio ambiente mais do que se consome.
TRANSFORMANDO METAS EM PLANOS PRÁTICOS
Duas grandes metas fazem parte desse projeto:
- Zerar a poluição plástica em nossas operações até 2025, reduzindo o envio de plásticos de uso único nos pedidos e apoiando projetos de destino correto dos resíduos e cooperativas de reciclagem.
- Nos tornarmos neutros na emissão de carbono até 2025, reduzindo a produção de carbono por meio de testes e investindo em energias limpas; neutralizando com a compra de créditos de carbono em empresas especializadas e apoiando projetos de preservação ambiental e reflorestamento.
Pelo app, é possível ver algumas ações já em andamento, como escolher receber ou não talheres e canudos descartáveis e mais de 90% dos consumidores abraçaram a causa. Também oferecemos aos restaurantes opções de embalagens sustentáveis e só em 2020 mais 300 mil itens foram adquiridos.
Além disso, o app conta com um ícone de folha, que acompanha o entregador e indica as boas práticas ambientais dos restaurantes.
QUEM NOS ACOMPANHA?
Contamos com parceiros em todas as áreas de atuação nesse movimento. A campanha #LivreDePlástico, organizada pelo Programa das Nações Unidas (ONU) e pela Oceana, maior ONG focada na proteção dos oceanos, é uma das ações que nos acompanha nessa empreitada pelo meio ambiente. Além dela, diversos institutos e cooperativas também atuam conosco, destinando mais de 400 toneladas de mês para reciclagem.
INOVAÇÃO NO ECOSSISTEMA DE ENTREGAS
O Brasil é o 7º maior emissor de gases de efeito estufa no mundo e os meios de transporte são parcialmente responsáveis por isso.
Pensando nisso, fechamos parceria com a empresa TemBici, que oferece mais de 2500 bicicletas elétricas nas principais capitais aos nossos entregadores. Motos elétricas também têm sido utilizadas em parceria com a Voltz Motors, que disponibilizou motos elétricas para os entregadores.
Somos a primeira food delivery com autorização da ANAC para realizar entregas com drones e desde 2021 já conseguimos realizar entregas reais em pelo menos 200 cidades que estamos presentes.
Outros testes estão sendo realizados e muitas novidades estão por vir, como o uso de inteligência artificial e veículos autônomos e ecologicamente corretos.
iFood leva a transparência a sério. Por isso, abrimos as portas da nossa cozinha para você saber mais sobre nosso relacionamento com a sociedade, os clientes, entregadores e restaurantes.