O aplicativo iFood afirma que não houve vazamento de dados de clientes após o acesso indevido ao sistema por um prestador de serviço. Na noite desta terça-feira (2), ouvintes da BandNews FM relataram que os nomes de restaurantes cadastrados na plataforma foram trocados por frases de apoio ao presidente Jair Bolsonaro e contra o Partido dos Trabalhadores.
Nas redes sociais, usuários desconfiaram de um ataque hacker, o que foi negado pela empresa. Clientes alegaram que não estavam conseguindo excluir informações de pagamento que estavam armazenadas na plataforma. A companhia afirma que não há razão para preocupação, já que o banco de dados não foi acessado.
Segundo o iFood, em nota divulgada no fim da noite, cerca de “6% dos estabelecimentos cadastrados na plataforma tiveram seus nomes alterados”. Os nomes foram substituídos por nome como: “Bolsonaro 2022”, “Petista Comunista” e “Marielle Franco Peneira”, a vereadora do Rio de Janeiro foi assassinada por tiros em 2018.
O aplicativo de entregas fala em um “incidente” provocado “por um funcionário de uma empresa prestadora de serviço de atendimento que tinha permissão para ajustar informações cadastrais dos restaurantes na plataforma, e que o fez de forma indevida. O acesso da prestadora de serviço foi imediatamente interrompido, e os nomes dos restaurantes já estão sendo restabelecidos”, disse em nota.
O aplicativo está funcionando normalmente desde a madrugada desta quarta-feira (3).
NOTA IFOOD: “Na noite de hoje, 2 de novembro, o iFood identificou que aproximadamente 6% dos estabelecimentos cadastrados na plataforma tiveram seus nomes alterados. A empresa tomou medidas imediatas para sanar o problema e proteger os dados de restaurantes, consumidores e entregadores.
O incidente foi causado por meio da conta de um funcionário de uma empresa prestadora de serviço de atendimento que tinha permissão para ajustar informações cadastrais dos restaurantes na plataforma, e que o fez de forma indevida. O acesso da prestadora de serviço foi imediatamente interrompido, e os nomes dos restaurantes já estão sendo restabelecidos.
É importante destacar que os meios de pagamento dos clientes estão seguros. Eles não são armazenados nos bancos de dados do iFood, ficando gravados apenas nos dispositivos dos próprios usuários, não tendo havido comprometimento de dados de cartões de crédito. Também não há qualquer indício de vazamento da base de dados pessoais de clientes ou entregadores cadastrados na plataforma.”