Podcast Abrindo a Cozinha - Episódio: Diploma do Ensino Médio

Um dos principais projetos do iFood para a inclusão e capacitação de entregadores é o “Meu Diploma do Ensino Médio”.

Publieditorial - Ifood

Podcast Abrindo a Cozinha - Episódio: Diploma do Ensino Médio
Ifood - Abrindo a cozinha
divulgação

Ensino médio garantido

Desde que iniciou seu propósito em alimentar o futuro com mais educação, o iFood anunciou seu compromisso de formar e empregar 25 mil pessoas de públicos sub-representados e de baixa renda em tecnologia, capacitar mais de 5 milhões de pessoas em 5 anos para o trabalho do futuro e empreendedorismo e incentivar a educação básica, impactando 5 milhões de pessoas em até 5 anos.

Diversas oportunidades de formação têm sido promovidas para entregadores e familiares, funcionários de restaurantes, pessoas negras e da periferia, por meio da inclusão e capacitação. Mas a fome de educação começa na garantia da conclusão da educação básica

Encceja

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos é uma prova que dá direito ao certificado de conclusão do Ensino Médio. 

Segundo pesquisa realizada pela Pnad, metade dos brasileiros com mais de 25 anos não concluíram o Ensino Médio (são quase 70 milhões de pessoas!), o que diminui as expectativas de empregos e a confiança ao traçar novas rotas profissionais e sonhar mais alto.

A prova leva em consideração, além dos conhecimentos básicos, vivências do dia a dia e as experiências reais de quem presta. 

Desde que lançou o programa, em dezembro de 2021, em parceria com a plataforma on-line Termine seus Estudos, mais de 5000 entregadores já se inscreveram para ganhar uma bolsa de estudos para o curso de preparação Meu Diploma de Ensino Médio.

Importante ressaltar que em um levantamento realizado entre os entregadores parceiros cadastrados no iFood, 28% não concluíram essa etapa de formação e a maioria demonstra interesse em ter o diploma do Ensino Médio.

A entregadora Elaine, que trabalha com delivery no iFood há quatro anos, diz: “Depois de 30 anos, resolvi voltar a estudar para concluir o meu Ensino Médio. Era um sonho antigo, mas que eu nunca tinha tirado do papel. Quando era estudante, acabei reprovando e não voltei para a escola por vergonha. Tenho 55 anos e uma grande certeza: nunca é tarde para nada. Meus dois filhos são formados, meu marido é aposentado e eu sou entregadora. Também cuido da casa e, agora, estudo para me formar com ajuda do programa Meu Diploma do Ensino Médio, do iFood com a Descomplica. Posso dizer que tudo isso é uma novidade muito boa para mim.”

A conclusão do Ensino Médio é apenas um dos programas do iFood, mas é o início de um sonho para muitas pessoas que poderão, a partir dele, encontrar novos horizontes profissionais e construir um futuro com mais dignidade e possibilidade de se reconhecerem em novas carreiras.

É sempre importante lembrar: nunca é tarde para retomar os estudos e ocupar espaços que antes pareciam impossíveis. Alimentar o futuro também é trabalhar para conquistar uma sociedade com mais igualdade e oportunidades.

Ouça no Podcast