BandNews FM

II Congresso Olímpico Brasileiro promove debates com mesa-redonda de mulheres

O evento será realizado nos dias 19 e 20 de março, em Salvador

Juliana Yamaoka

O II Congresso Olímpico Brasileiro apresenta o tema Planejamento
O II Congresso Olímpico Brasileiro apresenta o tema Planejamento
Crédito: divulgação/COB.

Com a intenção de promover o esporte e também discutir os principais desafios e a construção de um referencial para o crescimento de todas as modalidades, o II Congresso Olímpico será realizado entre os dias 19 e 20 de março, em Salvador.

O tema do evento será “Planejamento, um referencial de futuro para o Esporte Olímpico”, fazendo parte do novo ciclo olímpico, o de Paris 2024. Palestrantes nacionais e internacionais vão contribuir, além de compartilhar experiências e conhecimento de outros comitês nacionais.

A gerente do Instituto Olímpico Brasileiro, Soraya Carvalho, explica como será o Congresso: palestras, área de exposições acadêmicas com prêmios e patrocinadores, além das vivências, para todo mundo colocar “a mão na massa”. Além disso, haverá apresentação do breaking, por exemplo, a nova modalidade no programa olímpico de Paris. Três atletas olímpicos ainda não revelados serão homenageados no Hall da Fama do COB.

“O esporte se faz nas quadras, nas piscinas e nos ginásios. Mas também se faz de ideias e debates com muita ciência. Por isso, nós criamos o Congresso Olímpico para debater os desafios encontrados na comunidade esportiva. Temos os principais stakeholders no mesmo local para que muitas trocas nos possibilitem caminhos e respostas do olhar para o esporte. Para quem nunca foi aos Jogos, queremos tornar o evento uma verdadeira Vila Olímpica", explica Soraya.

Uma das novidades na programação será o “Prêmio Esporte Inovação”, que vai escolher os melhores projetos em gestão e inovação. A ideia é também destacar projetos em gestão e inovação que apresentarem soluções concretas para os desafios enfrentados no esporte nacional. Os cinco finalistas vão concorrer a grandes prêmios, como participar dos Jogos Olímpicos. A votação e o anúncio dos ganhadores serão realizados durante o segundo dia do Congresso.

Outro grande destaque do II Congresso Olímpico Brasileiro será a mesa-redonda composta por mulheres com a mediação da medalhista olímpica da vela Isabel Swan. Soraya Carvalho ainda revela que as palestras estarão disponíveis no site do congresso, já que muitas são simultâneas. 

Atual técnico da seleção feminina de vôlei, o tricampeão olímpico José Roberto Guimarães dará uma palestra contando um pouco da sua trajetória. Outros nomes importantes também já foram divulgados, como o gerente de Pesquisa e Inovação de Desempenho do Comitê Olímpico Holandês, Kamiel Maase, o autor de best sellers internacionais e Ph.D em Marketing, Jonah Berger, e o futurista e humanista alemão Gerd Leonhard. 

Pensando na saúde e bem-estar dos participantes, o COB reduziu a capacidade do público e também vai disponibilizar álcool em gel, além de montar toda a estrutura com distanciamento social. O uso de máscara e o comprovante de vacinação ou teste negativo da Covid-19 também são obrigatórios.

O Comitê Olímpico realizou a primeira edição do Congresso Olímpico em abril de 2019, na cidade de São Paulo, com a participação de 1.200 pessoas e mais de 13 palestrantes. O evento marcou o aniversário de 10 anos do Instituto Olímpico Brasileiro.

Informações:

Local do evento:

Centro de Convenções Salvador

Boca do Rio, Salvador - BA

19 e 20 de março de 2022

Sobre o evento:  

Instagram oficial do Time Brasil:  

Canal Olímpico do Brasil:

Tópicos relacionados