BandNews FM

Imposto de Renda: no último dia para entrega, Receita começa a pagar restituição

Mais de cinco milhões de contribuintes então contemplados no primeiro lote do IR

BandNews FM

Imposto de Renda: no último dia para entrega, Receita começa a pagar restituição
Foto: Agência Brasil

A Recita Federal começa a pagar nesta sexta-feira (31) a restituição do Imposto de Renda. O primeiro lote será liberado para o público considerado prioritários e envolve 5,5 milhões de contribuintes, entre idosos, pessoas com deficiência, professores e moradores do Rio Grande do Sul. A previsão do Fisco é depositar até R$ 9,5 bilhões neste momento.

O dinheiro será disponibilizado nas contas informadas pelo contribuinte no momento da declaração. Quem escolhe a opção pelo pagamento pelo PIX também tem prioridade no recebimento.

O início do calendário da restituição coincide com o fim do prazo para a realizar a declaração. O sistema da Receita recebe as informações até 23h59. Pelo alto número de acesso no último dia para o envio da declaração, pode haver instabilidades no sistema.

Até a noite de quinta-feira (30), a Receita contabilizava o recebimento da declaração de 38 milhões de brasileiros. Como a expectativa é que 43 milhões de pessoas declarem o Imposto de Renda, cerca de cinco milhões de declarações ainda são aguardadas.

Caso o contribuinte não entregue a declaração no prazo, é cobrada multa a partir de R$ 165,74 e o CPF da pessoa pode ser cancelado, além de responder na Justiça por sonegação fiscal.

Moradores de cidades atingidas pela chuva no Rio Grande do Sul podem declarar até o próximo dia 31 de agosto. O prazo foi estendido para o grupo por conta das dificuldades enfrentadas pelos gaúchos com as enchentes que atingiram o estado.

O pagamento do 2º lote de restituição acontece no dia 28 de junho. O calendário seguirá a data de entrega da declaração.

Caso o dinheiro previsto não seja creditado na conta indicada pelo contribuinte, é possível fazer o resgate no Banco do Brasil em até um ano. Basta acessar o site www.bb.com.br/irpf ou pela Central de Relacionamento do banco pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (exclusivo para deficientes auditivos).

Tópicos relacionados