BandNews FM

Clubes desistem de esperar vacinas da Conmebol e tomam 2ª dose na capital paulista

Alinne Fanelli

Daniel Alves recebe a primeira dose da Coronavac com o elenco no Paraguai
Daniel Alves recebe a primeira dose da Coronavac com o elenco no Paraguai
Rubens Chiri/Saopaulofc.net

O Atlético-MG é o único clube brasileiro que recebeu as duas doses da vacina contra a Covid-19 aplicadas pela Conmebol no Paraguai. O Galo viajou duas vezes ao país para a imunização.

A situação não é a mesma para o Atlético-GO. O clube foi o primeiro a receber a vacina do laboratório chinês Sinovac no Paraguai em 7 de maio. Até agora, mais de dois meses depois, não houve a aplicação da segunda dose.

Já o São Paulo viajou à sede da Conmebol em 17 de junho para a aplicação da Coronavac.

A reportagem procurou o clube para saber da situação, já que o Palmeiras estava tomando a segunda dose normalmente na capital paulista, porque a Prefeitura de São Paulo permite que quem tomou a primeira aplicação fora do Brasil, receba a segunda na cidade.

A resposta foi de que o Tricolor aguardava novas orientações, mas o prazo de 28 dias já havia se passado.

No fechamento da reportagem, no entanto, a BandNews FM recebeu a informação de que os profissionais do clube haviam recebido a segunda dose depois do questionamento, na última quinta-feira, em um posto de saúde.

O infectologista e colunista da BandNews FM, Álvaro Furtado, ressaltou que é essencial tomar a segunda dose, mesmo com atraso.

A Conmebol fez a doação 20 mil unidades da vacina ao governo federal há mais duas semanas, para que elas sejam distribuídas pela CBF aos clubes e entregues ao Plano Nacional de Imunização. Porém, ainda não houve a autorização do Ministério da Saúde para essa liberação.

A BandNews FM cobrou um posicionamento tanto da Confederação Brasileira de Futebol como do governo por uma semana e não houve resposta.

O Atlético-GO diz que só vai se pronunciar quando estiver tudo fechado entre o governo federal e a entidade do futebol sul-americano.

Tópicos relacionados