BandNews FM

Inflação acelera e sobe 1,25% em outubro

Taxa é a maior para o mês desde 2002; alta na gasolina foi um dos maiores vilões para o resultado

BandNews FM

Alta na gasolina foi um dos maiores vilões para o resultado
Alta na gasolina foi um dos maiores vilões para o resultado
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A inflação acelera no Brasil e sobe 1,25% em outubro. Essa é a maior taxa para o mês desde 2002, quando o índice foi de 1,31%. Os dados foram divulgados pelo IBGE nesta quarta-feira (10).

No ano, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo acumula alta de 8,24% e, nos últimos 12 meses, de 10,67%, acima do observado nos 12 meses anteriores.

Todos os nove grupos de produtos e serviços pesquisados tiveram alta em outubro.

O maior impacto e variação foram registrados nos transportes, principalmente, por causa dos combustíveis que tiveram alta de 3,21%. A gasolina subiu 3,10% e teve o maior impacto individual no índice do mês.

A segunda maior contribuição veio do setor de alimentação e bebidas, puxado pelas altas no tomate e na batata-inglesa.

Um outro destaque para o mês de outubro foi a variação de 1,8% do grupo vestuário. Todos os itens pesquisados tiveram aumento, especialmente as roupas femininas e roupas infantis.

A energia elétrica influenciou mais uma vez o grupo habitação, mas a variação foi menor do que em setembro.

De acordo com a colunista de economia da BandNews FM, Juliana Rosa, os fatores internos que mais preocupam são a alta no preço da gasolina e a irresponsabilidade com as contas públicas. Além disso, ela destaca que a previsão da inflação chega em 10% e contamina a o cenário para 2022.

Tópicos relacionados